Desmistificando a Lua Cheia e seus significados

Lua de Sangue, Lua Azul e Super Lua são apenas fenômenos visuais e nada significam se você não entender o que esta Lua Cheia estimula de fato na sua vida. Bora entender?

Neste 31 de janeiro de 2018 acontecerá uma junção de fenômenos lunares e o pessoal está todo-todo sobre a magia que isso pode estimular. Posso estragar prazeres? De nada vai adiantar se você não souber o que Leão e Aquário e Lua Cheia significa na sua vida.

Mas você está aqui e neste blog meu compromisso é de tornar esse entendimento simples. Continue a leitura e prometo que você em poucos minutos terá mais consciência do fenômeno que encerra o primeiro mês de 2018.

O que cubro neste post:

  • Lua de Sangue, Lua Azul e Super Lua

  • Significado do Eclipse Lunar na Astrologia

  • A Lua Cheia segundo a Alquimia

  • Lua em Leão, Sol em Aquário

  • Valores de Leão

  • Valores de Aquário

  • Os desafios levantados na Lua Cheia em Leão

  • E como ver no seu mapa onde a Lua Cheia influencia

O que são Lua de Sangue, Lua Azul e Super Lua?

Sinto informar, mas é mais bobo que você pensa.

  • Lua Azul é o nome dado à segunda lua cheia do mês. A primeira aconteceu dia 2 de janeiro, portanto a do dia 31 é uma Lua Azul. Um nome dado apenas para uma coincidência de calendário. Ela não vai ficar azul.
  • Super Lua é porque a proximidade da Lua em relação à Terra será um pouco menor, e a impressão no horizonte é que ela estará gigantesca. Este, sim, é um fenômeno visual legal de se ver.
  • Lua de Sangue é um nome hiperdramático dado por causa de um fenômeno (também legal de se ver) que fará com que a Lua pareça avermelhada.

Este fenômeno é o eclipse lunar, que geralmente provoca esses efeitos luminosos. Se você passar uma régua ligando o Sol, a Terra e a Lua, todos estarão na mesma linha — e por isso a Lua será encoberta pela sombra de nosso planeta.

Portanto, todos esses nomes que estão falando por aí se referem a efeitos visuais (ou, no caso da Lua Azul, nem isso!) e que apenas são incríveis de se ver. Mas o poder da Lua não está neles.

Eclipse Lunar, sim, é legal de saber, e é aqui que começa a viagem.

O que o Eclipse Lunar significa na Astrologia?

Todo Eclipse Lunar acontece na Lua Cheia, pois em toda Lua Cheia o Sol e a Lua estão em pontos e signos opostos em relação ao planeta Terra.

Na Astrologia isso se chama Oposição. Toda vez que um planeta A está em oposição a um planeta B, é como se A estivesse puxando um lado da corda e B a outra ponta. Mas ambos devem ser atendidos!

Astrologicamente isso significa que devemos ter consciência dessas forças opostas e perceber qual lado da gangorra está pesando mais.

No caso da uma oposição entre Sol e Lua, é como seu racional estivesse querendo ir para um lado e seu emocional para o outro.

Portanto, numa Lua Cheia é um momento ideal de olhar para dentro e perceber o que precisa alinhar e harmonizar.

No caso deste 31 de janeiro, a oposição exata acontecerá em 11h27 no ângulo 11°37′ de Aquário (Sol) e 11°37′ de Leão (Lua). Como a Lua está em Leão, falamos que é Lua Cheia em Leão.

(Se você é numerólogo e percebeu uma certa constância de números onze — 11 graus de um, 11 graus de outro, 11 horas, 11º signo (Aquário) — por favor comente o significado disso! : )

Lua Cheia na Alquimia

A Lua tem quatro fases, e cada uma delas representa um desafio para nossa semana.

  • Na lua nova é momento de semear, de começar a agir: motivação.

  • Na lua crescente é hora de consolidar a ação e intensificar a energia no que traz frutos: concretização.

  • Na lua cheia você colhe o que plantou: florescimento e colheita.

  • Na lua minguante é hora de refletir altos e baixos e se preparar para o próximo ciclo: limpeza.

Além disso, cada fase da lua energiza um chakra em específico, e a Lua Cheia ativa nosso coronário (topo da cabeça), que é responsável por captar os insights do universo. Como uma antena.

Essa antena vai puxar as vibrações dos signos da vez. No caso, de Leão e Aquário. Mas, independente do signo, a antena vai atrair exatamente aquilo que está dentro de você em relação às ideias que envolvem esses signos. Se tem coisa boa, vai atrair coisa boa. Se você tem um lobisomem dentro de você, vai atrair essa força também.

Lua Cheia em Leão

Leão fala do nosso valor, de nossa criatividade, identidade, de nosso orgulho naquilo que somos, fazemos e lideramos. Dos três signos de fogo, é o mais emocional, pois envolve o coração.

Aquário fala dos círculos sociais, da nossa visão de futuro, visão de humanidade, além de inovação e ousadia. Dos signos de ar, é o mais racional, pois se desapega do passado e direciona a evolução.

São dois signos opostos complementares porque o valor de um é exatamente o desafio do outro. Exemplos:

  • o bom general (leão) sempre enxerga um horizonte maior (aquário) da batalha e de seus liderados;

  • o valor que dou a mim mesmo (leão) se reflete nos meios sociais que frequento (aquário);

  • minhas propostas para o futuro (aquário) falam muito sobre quem eu sou (leão).

Numa Lua Cheia em Leão, o desafio é perceber qual ponta da gangorra precisa ser trabalhada para se alinhar com a outra: a questão emocional do autovalor, liderança e criatividade de Leão, ou a questão racional das ousadias, visão de futuro e meios sociais frequentados.

Já ouviu falar que somos a média das 5 pessoas que mais convivemos?

Já passou por “louco(a)” porque não conseguiu “vender” sua visão às pessoas ao seu redor?

Já ouviu falar que nossa realidade é modificada segundo os valores que colocamos em prática?

São ideias desta oposição entre Leão e Aquário.

Perguntas para quem está “mais Leão”:

  • O círculo social que frequento está de acordo com o meu autovalor, ou são meios que não reconhecem meus talentos?

  • Eu estou trazendo algo para o mundo e para a sociedade, ou o que faço nutre apenas minha vaidade?

Perguntas para quem está “mais Aquário”:

  • Se eu enxergo mais longe que as pessoas, estou trazendo essa visão para meus projetos, criações e lideranças?

  • Minha visão de mundo está de acordo com o que sinto profundamente sobre mim mesmo?

Onde está Leão e Aquário no seu mapa astrológico?

Além desses valores, a Lua Cheia poderá envolver os valores que nutrimos sobre de onde viemos (nossas raízes, criação, lar) e para onde vamos (propósito, carreira, missão).

Basicamente é reconhecer os talentos que desde cedo foram nutridos e enxergar onde eles podem ser aplicados na sua construção de mundo.

Mas esta é uma influência GERAL e menor, pois fala sobre as Casas Astrológicas estimuladas às 11h27 do dia 31 de janeiro para quem está na região Sudeste do Brasil.

No seu mapa natal pessoal a Lua Cheia pode influenciar outras áreas opostas (aqui colocadas muito sucintamente):

  • Casa 1 x 7 (vontades e relacionamentos)

  • Casa 2 x 8 (posses e transformações)

  • Casa 3 x 9 (estudos e ideais)

  • Casa 4 x 10 (raízes e missão)

  • Casa 5 x 11 (lideranças e ousadias)

  • e Casa 6 x 12 (trabalho e fé)

3 passos para saber onde a Lua Cheia vai cair no meu mapa

Confira as imagens abaixo. Usaremos o mapa abaixo como exemplo. Como é o mapa natal de uma pessoa, Sol  ☉ e Lua ☾ estão em outra posição. O que vamos ver é onde a Lua Cheia de 31 de janeiro afeta nela.

Primeiro procure onde está o signo de Leão ♌︎ e de Aquário ♒︎ na borda mais externa do mapa.

Dentro dessa área do signo (destacadas em vermelho) ache o ponto onde estão os graus 11° ou 12º de cada um. Em geral os mapas possuem subdivisões de 10 ou 5 graus para facilitar.

Este mesmo ponto faz correlação com uma casa correspondente, que fica na borda interna do mapa astral. Com este ponto você sabe qual Casa pega. No caso, a III e a IX.

Pronto! Você já tem as informações: Lua em Leão na Casa 9, e Sol em Aquário na Casa 3.

Isso quer dizer que esta pessoa terá a Lua Cheia estimulando as questões de Leão no que se refere a suas experiências de ideais, autoconhecimento, cultura (Casa 9) e os valores de Aquário nos estudos, na comunicação, no ensino (Casa 3).

Esta é um exemplo propositalmente simplório e didático. Outras coisas no mapa podem estar em jogo. Por exemplo, as pessoas com Sol, Lua ou Ascendente em Leão ou Aquário tendem a perceber estas influências com mais intensidade.

O contato com um astrólogo é o mais adequado para fazer a tradução entre os símbolos do mapa natal, o trânsito planetário e a experiência pessoal da pessoa que o consulta.

Conclusão

Se Lua Cheia é hora de colher o que plantou, de atrair com a antena do chakra coronário aquilo que estou alimentando, cabe a reflexão: O que você tem semeado dentro de si que precisa reforçar ou mudar?

É por isso que a Lua Cheia é hora de perceber essas forças: se você racionalmente quer uma coisa, mas emocionalmente quer outra, vai haver conflito. Que lado da gangorra entre Sol e Lua você está dando mais atenção? Como puxar para o outro lado?

Gosto de desmistificar as questões da Astrologia porque levo a sério, percebo o poder de incorporar este conhecimento de forma prática no dia-a-dia, e por isso uma de minhas missões é compartilhar este conhecimento de forma simplificada e, quando possível, poética.

#LuaCheia #LuaDeSangue #EclipseLunar #SuperLua #Significado #Leão #Aquário

Comente