Reflexões produzidas como provocador dos encontros da oficina de direção teatral Intérprete: Alquimista Supremo, conduzida por Eric Lenate, quando fiz papel de crítico interno e propositor de reflexões.

 

1. Sobre a Existência do/a Ator/Atriz

Este é a primeira reflexão poética sobre a oficina de direção teatral Intérprete: Alquimista Suprema(o), conduzida por Eric Lenate na Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo/SP) entre julho e…

2. Um Encontro

A questão do teatro como encontro está longe de se limitar ao encontro diretor(a) e seu elenco. Teatro é encontro com seu público. Portanto a alquimia do encontro deve (ou…

3. Blablação e Abstração

Se você não é do ramo teatral e chegou até aqui, imagino que tenha se deparado com alguns termos próprios da profissão com possíveis, mas não exatas, analogias que existem…

4. Devaneio pela Silabação

Quantos artifícios cada um traz consigo para a cena? Quantas muletas ou recursos “garantidos”? Quais desses recursos realmente nos libertam? São questões que foram levantadas ao longo dos procedimentos de…

5. Procedimentos de Direção

Se um dos pilares principais dos encontros na oficina foi a abertura à reflexão sobre o ofício e o olhar para dentro por meio de exercícios reveladores, o segundo pilar…

6. TEDio e Aproximações Quânticas

TEDx é aquela plataforma educativa que reúne palestras sobre temas variados com gurus de cada tema, em eventos e posteriormente na internet. TEDio é o guru inevitável de quem se…

7. A Criação na Física Quântica

A mini-palestra sobre os princípios da criatividade sob a perspectiva da Física Quântica idealista aconteceu em um momento da oficina em que muito se tentava sintetizar em metáforas o que…

8. Comandos em Ação

Após a pausa para nosso intervalo, nossa palestra-fóton, nossa observação de processo, continuamos na investigação dos procedimentos que diretores(as) traziam para atores/atrizes. Se um dos grandes temas de questionamento dos…

9. Assinatura x Digital do Artista

No texto 7 falamos das questões do Ego na criação. Não se nega a importância das vontades do(a) artista como motivadores da ação, no entanto o Ego é uma armadilha…

10. Propostas de Trabalho e Investigação

Ao longo dos três meses, vinte e quatro encontros da Oficina, aconteceram três tipos de atividades: as discussões e debates sobre os temas surgidos; os procedimentos de direção; e os…

11. Toda Dúvida Vale a Pena?

Há dias em que os artistas do encontro parecem não ouvir, relativizar ou dimensionar o comentário alheio ou a sua própria fala. Há dias em que a discussão parece patinar…

12. Improviso: Tara Improdutiva?

A maioria pode dizer que tem no currículo aquela experiência de participar de ensaios ou encontros em que muito se criou e nada fixou. O improviso, exaltado como princípio criativo,…

13. Comentários sobre Propostas de Direção

Abaixo você encontra um registro resumido da maioria dos procedimentos de direção e exercícios para atores/atrizes que foram trazidos para investigação durante a oficina. Umas vez que não estamos num…

14. As Cenas e Seus Procedimentos

Aqui uma sinopse e resenhas sobre as cenas apresentadas. Algumas delas ganharam maior debruçamento pois foram grupos que me propus a acompanhar o processo. Infelizmente não pude fazer o mesmo…

15. Considerações Finais

Notas breves sobre ocorrências comuns entre os grupos e as reflexões que tirei dessa percepção. Não irei apontar quem chegou mais longe, mais fundo ou mais alto, e sim o…