Meu interesse por Astrologia começou na minha primeira pesquisa acadêmica, com Shakespeare! Foi quando me propus a investigar elementos arquetípicos (quatro elementos) na obra do autor, especialmente em Otelo.

Os devidos créditos: bolsa FAPESP ao longo de 24 meses, tendo aí um intervalo de 12 meses para realizar meu intercâmbio Ciências sem Fronteiras, e orientação pela Profª. Drª. Verônica Fabrini (Unicamp, Boa Companhia).

Os 4 elementos no texto de Otelo

O primeiro ciclo do projeto de pesquisa (2011-2012), entitulado Aspectos da Tipologia Humana em Shakespeare, teve como objetivo principal identificar aspectos dos tipos humanos na peça Otelo.

Estabeleci como recorte inicial duas perspectivas de estudo: os elementos da simbologia astrológica — fogo, terra, ar e água — e as finalidades humanas descritas por Aristóteles — honra, riqueza, sabedoria e prazer corporal.

Em seguida consolidei o embasamento teórico no estudo de obras de terreno (Psicologia, Astrologia) e criei uma matriz de palavras-chave para identificação no texto.

Otelo fogo, Iago ar, Desdemona água. Masculino x Feminino.

A tragédia e seus personagens, Otelo e Iago, foram analisadas sob o olhar de estudos de adaptações cinematográficas e leituras críticas dos grandes estudiosos de Shakespeare, como Jan Kott e Harold Bloom; além da própria leitura analítica da peça.

Minhas conclusões para esta etapa são as de que em Otelo é possível identificar os arquétipos de fogo (Otelo), ar (Iago) e água (Desdêmona), e também pode ser entendida, até mais visivelmente, se levarmos em consideração os arquétipos das energias masculinas e femininas.

Trata-se de uma peça cujos protagonistas são de ar e fogo, portanto masculinos, mas que, mesmo superestimados, se movem graças às ações anteriores e interiores de uma personagem de água, feminina e subestimada. As forças receptivas são o verdadeiro motor das ações tomadas pelos homens.

Mas isso é um resumo do resumo do resumo. Posso enviar o relatório se você entrar em contato por e-mail. A continuidade do projeto você lê aqui.

Índice do relatório

Parte 1
1. Reconhecimento
2. Leitura da peça
3. Matrificação
4. Definição de Arquétipo

Parte 2: Análise de Otelo e os elementos
1. O pensamento hermético no contexto elizabetano
2. Astrologia e caráter
Arquétipos Femininos
Arquétipos Masculinos
Arquétipos masculinos em Moore-Gillette
3. A rica, dupla e evidente simbologia em Otelo
4. O contexto histórico e o estereótipo enraizado
5. Otelo versus Iago: opostos arquetípicos
6. Fogo em Otelo: gulfs of liquid fire
7. Desdêmona: água para si, ar para outros
8. Iago: demônio da desinformação
9. Comparações dos vídeos
10. Conclusões sobre o Masculino e o Feminino

Anexos
Tabela 1: Processo de Decupação Sígnica
Tabela 2: As Qualidades da Matéria (Aristóteles)
Tabela 3: Comparação dos 4 Elementos nos Aspectos Estudados
Tabela 4: Palavras-chave para associação a elementos
Gráfico 1: Relação entre 4 qualidades, 4 elementos, 4 humores etc.
Gráfico 2: 4 elementos, 4 qualidades e 4 arquétipos em Jung
Gráfico 3: 4 elementos, 4 qualidades e 4 arquétipos em Moore-Gillette

#shakespeare #4elementos #otelo #pesquisa #quatroelementos #arquetipos