Minha trajetória até chegar à encruzilhada entre Arte e Física Quântica.O momento não poderia ter sido melhor para reencontrar a minha amiga em Berlim. Seria minha última cidade visitada em meus 365 dias de intercâmbio, e de lá partiria à Inglaterra apenas para pegar as malas e rumar ao aeroporto com destino ao Brasil. Portanto, rever um rosto familiar era que faltava para encerrar minha experiência internacional.

Acontece que ela contou muito mais, e percebemos que estávamos trilhando um caminho semelhante e entrelaçado. Falou-me de Física Quântica e suas descobertas e intenções pessoais. Aquele encontro na Alemanha foi a fresta de luz que raiou para um caminho que foi amanhecendo durante uma confusa experiência internacional.

Em 11 de janeiro de 2013 cinco planetas estavam em Capricórnio, meu Saturno retornava e Júpiter estimulava os estudos em Gêmeos. Em 10 de janeiro de 2014, quando eu pisei no Brasil ainda sem absorver tudo o que tinha vivido, quatro planetas em Capricórnio, Júpiter em Câncer, Saturno ainda em Escorpião.

OK, é bem provável que você não entenda o que isso significa. Tudo bem. Na época eu também não sabia. Importante foram: as fichas caindo, os empregos surgindo, o vínculo maternal universitário se desfazendo e minha pesquisa elementar-cênica ganhando formas e cores com colegas de curso.

Em paralelo a isso, por influência dessa minha amiga buscadora, conheci o conteúdo das palestras de Helio Couto, um pesquisador que traz os conhecimentos da Física Quântica para o cotidiano – um lado profundo e sério da Lei da Atração, além de algumas reflexões sobre ordem mundial, psicologia, espiritualidade e vida além da Terra.

Mais tarde, por recomendação dela também, decidi investir num workshop com o físico Amit Goswami, conhecido mundialmente pelas conclusões filosóficas que esboça a partir de um novo paradigma, o da Física Quântica, que, em resumo, contesta o paradigma materialista que prevalece no meio científico, na medicina, nos negócios e na educação.

Amit Goswami, à direita, no encerramento do workshop que durou 4 dias em São Roque, SP. (Organizado pela Editora Goya)

O que ele propõe como saída às crises é uma revisão. De ordem ética, comportamental e espiritual. Mas não de forma isolada e restrita às confortáveis idiossincrasias de nossa almofada de meditação; é levar e elevar esse novo paradigma à forma como trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas.

O nome disso que ele propõe é Ativismo Quântico (Quantum Activism), e vale a pena estudar. Seus livros são publicados pela editora Goya e duas vezes ao ano ele vem ao Brasil dar mais workshops do tipo.

De Couto a Goswami, levou um tempo e uma grave crise financeira até eu decidir enfrentar alguns medos internos e subconscientes, “soltar” alguns desejos de meu ego e abraçar os reais talentos que me foram dados — perspicácia, comunicação escrita, sensibilidade artística e interpretações de símbolos, por exemplo.

A criação deste website é uma mostra de confiança, mesmo abraçando a imperfeição, para realização de meu caminho artístico. E do que estou criando para ser meu “ativismo quântico artístico” para o mundo.

Já no Workshop de 2015, os artistas e simpatizantes envolvidos realizaram um rápido simpósio de como levar o ativismo quântico para a atividade de cada um.

No momento que escrevia esse artigo de teor autobiográfico, estava envolvido em uma oficina de direção teatral em cujos encontros pude exercer pela primeira vez esse ativismo, embora sem nomeá-lo. Muito significativos foram os convites e oportunidades que surgiram como desdobramento nessa participação, seja no campo artístico, seja no campo astrológico.

E é assim, influenciando e encorajando pessoas, que eu pretendo devolver ao universo o talento — portanto a responsabilidade — com o qual fui presenteado; da mesma forma que, com a consciência astrológica e com a catarse que certos espetáculos me provocaram, eu pude tomar as minhas decisões mais corajosas e chegar até onde cheguei.

Muito grato por tudo isso!

#ativismoquantico #quantumactivism #arteeastrologia #caminho #biografia #amitgoswami #heliocouto