33 Anos: o Chamado do Propósito

A idade, segundo a Alquimia, é um marco para encarar de vez sua missão escolhida e compreender seus talentos escondidos.

A famosa idade de Cristo. Segundo algumas linhas de estudo pelas quais já cruzei na vida, 33 anos carrega uma simbologia e numerologia importantes, um dos marcos de nossa vida que começa aos 28.

Muita gente lembra dos 28 anos por causa do retorno de Saturno. Retorno de Saturno é quando o planeta volta ao mesmo ângulo que estava quando você nasceu. Não basta estar em Escorpião, precisa ser no ângulo 16°31′, por exemplo. E isso pode levar entre 28 a 30 anos, dependendo da quantidade de retrogradação que ele enfrenta nesse longo período.

E esse é um dos motivos pelos quais a gente sente uma pressão interna: afinal de contas, o que vou fazer da vida? Saturno representa comprometimento, estruturação, senso de responsabilidade e até medo, pois é uma cobrança doida cujo resultado, para desespero da geração pra-ontem, vem só a longo prazo.

O Retorno de Saturno & o Chakra Cardíaco

Mestre Yoda aconselha o jovem Luke Skywalker em cena de Star Wars. (Imagem por Tom Simpson)

Para meus clientes costumo dizer que Saturno é o Mestre Yoda do Star Wars, o Senhor Miagui do Karate Kid, o Mestre Ancião em Os Cavaleiros do Zodíaco. Ou seja, aquele senhorzinho vivido e duro na queda que cobra 200 flexões do discípulo e faz o coitado odiar o caminho; mas ao mesmo tempo sabendo que cada gota de suor será responsável por dar condições do jovem enfrentar os desafios de seu propósito maior. Não à toa Saturno, deus do Tempo, rege Capricórnio, signo de planejamento, da cabra que sobre a montanha escolhida custe o que custar. Saturno revela um talento escondido, mas que será usufruído depois das 200 flexões…

Na Alquimia os 28 anos são o marco de outra condição cósmica. Cada chakra leva 7 anos para amadurecer, começando pela base, depois esplênico, subindo para o plexo, depois o cardíaco etc.

O chakra cardíaco amadurece entre os 21 aos 28 anos, e ao fim desse período acontece um fenômeno em nossa aura. A asa de anjo é o ponto energético localizado nas costas opostamente ao chakra cardíaco, e ela se abre para que nossa memória astrológica comece a se difundir com mais intensidade em nosso corpo áurico.

Ok, são termos que você obviamente não vai entender nada, se não tem uma iniciação espiritual qualquer —; mas o que importa saber é que as forças de nosso mapa começam a ter mais peso. Aquele falso mito de que “ao envelhecer a pessoa se torna mais o signo ascendente” tem a ver com isso. O que ocorre, na verdade, é que tudo no seu mapa ganha mais força, porém a força ascendente é mais visível justamente por ser como a gente se mostra para o mundo.

28 anos: primeiro chamado da responsabilidade

Portanto o marco dos 28 anos é importante tanto por causa do chamado do seu Mestre interior (retorno de Saturno) quanto por causa da sensibilização intuitiva de sua memória astrológica.

Já o marco dos 33 anos vem de outras simbologias. Uma delas é a trajetória de Jesus Cristo. Ele correu o mundo até os 27 anos, foi batizado aos 28, operou inúmeros milagres e aos 33 cumpriu seu destino. A idade dos 33 anos é a checagem do universo: você está cumprindo o destino para o qual você se propôs?

O “você” aqui é importante, pois seu livre arbítrio está acima de qualquer habilidade, dom ou talento.

Na Alquimia dizem que, após os 33, se você nega um propósito superior a seus talentos, ou se ainda não escolheu uma missão para seguir, a mundo se encarrega de ajustar o seu caminho e dar suas, digamos, “orientações”. Pelas chapuletadas da vida, umas lições ou fatos inesperados. Como se diz em muitos lugares, ou vai pelo amor, ou pela dor.

Mas todos carregam uma cruz.

#proposito #astrologia #33anos #RetornoDeSaturno